Quem somos

A Duavesso Cia de Teatro apresenta espetáculos para todas as idades, nas áreas de Contação de Histórias e teatro. Realiza diversas apresentações para a rede SESC, estados do Sul e Centro-Oeste do Brasil, participa em feiras de livros e festivais de Teatro. Ministra cursos e oficinas de Contação de História e Dramatização Lúdica para Universidades (Graduação e Pós Graduação), desenvolve projetos para empresas na área de Segurança do Trabalho(CIPA, SIPAT, EPI'S); A Duavesso Cia de Teatro quer fazer parte da sua história. A cada ponto um novo recomeço, histórias muitas histórias.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Labirintu's

Famílias chapecoenses prestigiam evento de conscientização
promovido pelo 2º BPM e Grupo RBS
Chapecó, 25-06-2010


Crianças, jovens e adultos prestigiaram na noite desta quinta-feira, dia 24, no auditório do Hotel Lang Palace, a apresentação da peça “Labirintu’s”, voltada a conscientização sobre os perigos e malefícios causados pelas drogas, em especial o crack. O evento foi organizado pelo 2º Batalhão de Polícia Militar e pelo Grupo RBS, e contou com o apoio do Departamento de Cultura da Prefeitura de Pinhalzinho e do Hotel Lang Palace. Na entrada foram recolhidos diversos agasalhos para a Campanha do Agasalho 2010 da RBS.


A noite de conscientização teve inicio com a apresentação da peça de teatro “Labirintu’s”, desenvolvida pelo soldado Marcelo Wundervald, inspirada na campanha “Crack Nem Pensar”, e também com base na sua experiência de quase 12 anos como policial militar. A montagem da peça teve como objetivo alertar jovens, adultos, pais e comunidade em geral, sobre o crescimento do uso do crack, e o aumento da violência motivada pelo comercio das drogas. “É um alerta, para que as pessoas saibam dizer não a esse mal que assombra as famílias”, disse Marcelo.

No palco, os atores do Grupo de Teatro de Pinhalzinho, dirigidos pelo soldado da PMSC, mostraram ao público um pouco sobre o terrível mundo das drogas, que destrói não só a família dos usuários, mas também aquelas que são vítimas dos crimes causados pelos viciados, em busca de dinheiro para sustentar o vício.


Em cena, uma mãe em desespero vê o filho se drogando dentro de casa, e sem conseguir convencê-lo a parar é agredida e roubada. Mas isso não é só no teatro ou na televisão, esse tipo de cena vem acontecendo diariamente em muitas famílias, e a prevenção aliada à conscientização é uma das melhores armas para mudar essa situação.      



Segundo o policial, que é formado em Artes Cênicas e atua como diretor do Grupo de Teatro de Pinhalzinho, o nome “Labirintu’s” está associado às pessoas que mergulham no mundo das drogas e não percebem que estão entrando num labirinto, repleto de surpresas desagradáveis, acabando muitas vezes atrás das grades ou até mesmo com a vida ceifada pelo uso da droga. “As drogas causam muita violência, como roubos, homicídios, agressões e famílias destruídas. Então, cabe a todos os cidadãos, com o apoio de órgãos públicos, imprensa e autoridades, realizar campanhas e ações de combate às drogas”, enfatizou o policial.




Após a peça teatral, o público teve a oportunidade de ouvir o depoimento de um ex-viciado, que dia a dia luta para viver longe das drogas. Ele relatou o quanto já sofreu e fez sua família sofrer por causa das drogas. “Minha maior tristeza foi ter perdido minha mãe, sem ela ter me visto lutando contra as drogas. Fiz ela sofrer muito”, desabafou o homem.


O evento foi encerrado com a explanação do major Valdez Rodrigues Venâncio, sobre as apreensões de drogas feitas pela Polícia Militar nos últimos três anos, em Chapecó, e também do trabalho que o 2º BPM vem realizando para coibir os crimes gerados em decorrência do uso e do tráfico de drogas.

Para mostrar aos visitantes como os policiais encontram os entorpecentes com usuário e traficantes, a Polícia Militar ainda montou, na entrada do auditório, um mostruário com alguns tipos de drogas e objetos usados por usuários. O mostruário chamou a atenção do público, e muitas perguntas foram feitas aos policiais militares sobre o material apreendido.


Ao final do evento, os organizadores ficaram satisfeitos com o resultado, pois conseguiram, num único momento, arrecadar agasalhos para as diversas famílias necessitadas do município e, também, conscientizar o público que atendeu ao convite sobre o perigoso caminho das drogas.

Fonte: http://www.pm.sc.gov.br/website/rediranterior.php?act=1&id=7753

Nenhum comentário:

Postar um comentário